Situada na região da Serra da Bodoquena, sudoeste do estado do Mato Grosso do Sul, distante 300 km da capital Campo Grande, encontra-se Bonito.

Com população estimada pelo IBGE em 2003 de 18.000 habitantes, Bonito seria uma típica cidade de interior a não ser por um detalhe. Distribuídos ao redor da cidade, em um raio de apenas 50 km, estão vários rios de água cristalina que fazem deste município, um dos melhores destinos de ecoturismo de todo o país. Desde o início dos anos 90 Bonito tem se preparado para esta missão, a de atender o visitante, com qualidade equivalente à beleza de seus atrativos.

Em meio a uma região de cerrado, à altitude média de 350 m do nível do mar, a paisagem é composta por pequenos morros recobertos de mata muito densa e permeada por pastagens onde se vê outra das principais fontes de economia da região, a pecuária de corte.

Os atrativos para o visitante estão em fazendas, a grande maioria particulares, onde os proprietários investem alto na infra-estrutura de atendimento e visitação. Estes passeios são organizados pelas agências de turismo local e sempre acompanhados por um Guia de Turismo credenciado pela Embratur.

A consciência ecológica vinda da necessidade de preservação destas belezas naturais é percebida na forma como se maneja o turismo. Existe um número limitado de pessoas em quase todos os atrativos e os horários são controlados de modo que os grupos fiquem dispersos ao longo do dia, isto contribui com a segurança e conforto do visitante.

As atividades em Bonito são diversificadas e atendem a todo tipo de público, tanto aos adeptos de aventura quanto aqueles que preferem a visitação contemplativa. Os passeios se dividem da seguinte forma:

  • Flutuação - Utilizando máscara e "snorkel" o cliente desce pelos rios observando a fauna e flora subaquáticas.

  • Cachoeiras - Por meio de trilhas é possível visitar várias cachoeiras onde se pode nadar ou apenas contemplar a paisagem.

  • Grutas - Exemplo de visitação contemplativa algumas grutas estão abertas ao turismo.

  • Cavalgada - Existem algumas opções para cavalgadas curtas em torno 2 horas.

  • Bote - Os passeios de Bote inflável pelo Rio Formoso são bastante tranqüilos e não são considerados "rafting".

  • Rapel - Os passeios de rapel podem ser feitos em caverna ou a partir de plataformas e são considerados passeios radicais.

  • Arborismo - São trilhas de obstáculos com cordas passando pelo alto das árvores com dificuldade técnicas variadas.

  • Mergulho - São atividades com equipamento de mergulho autônomo (cilindro) que podem ser feitas nos rios e lagos da região.

  • Balneários - São áreas de lazer para banhistas e pessoas que querem relaxar ou tomar banhos de sol.

Para atender ao turista a rede hoteleira vem ampliando o número de vagas disponíveis a cada ano.
Hoje são mais de 4.000 leitos em hotéis e pousadas que oferecem desde quartos simples até resorts e hotéis de categoria luxo.

A inauguração do aeroporto e a construção de um moderno centro de convenções em 2006 coloca Bonito no roteiro dos grandes eventos.
Para o turista estrangeiro é cada vez maior o número de profissionais e guias que falam inglês.

Salas de acesso à internet e telefonia móvel são alguns dos serviços disponíveis. Bares, restaurantes, pizzarias e lanchonetes atendem ao visitante com ótimas opções.

O clima quente durante todo o ano, surpreende os desavisados nos meses de junho e julho, com dias que fazem esquecer que se está no centro oeste.

Porém o calor humano e a hospitalidade do povo sul-matogrossense compensam qualquer adversidade climática.

texto : Ismael Escote

 

 

A Serra da Bodoquena constitui destacada unidade de relevo localizada na porção centro-sul do Estado de Mato Grosso do Sul, e abrange os municípios de Jardim, Bonito, Bodoquena e Porto Murtinho.

Não se trata de uma serra propriamente dita, e sim de um planalto com escarpa voltada para o Pantanal.





O calendário oficial de Alta e Baixa Temporada foi formatado na busca de se regular as datas consideradas como "alta" ou "baixa temporada" de acordo com a grande movimentação de visitantes em determinados períodos do ano.

O Calendário será seguido por atrativos turísticos, meios de hospedagem, agências e guias de turismo visando uniformidade de valores nos processos de compra e venda de pacotes turísticos

Datas Primeiro Dia Ultimo Dia Tema
1° a 31 de janeiro Sexta-feira Domingo Férias Escolares
12 a 16 de fevereiro Sexta-feira Terça-feira Carnaval
02 a 04 de abril Sexta-feira Segunda Páscoa
10 a 25 de julho Sábado Domingo Férias Escolares
4 a 7 de setembro Sábado Terça-feira Independência do Brasil
09 a 16 de outubro Sábado Sábado Semana do Saco Cheio
30 de outubro a 2 de novembro Sábado Terça-feira Finados
18 a 31 de dezembro Sábado Sexta-feira Férias Escolares

FONTE: CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO DE BONITO - MS (COMTUR)

 
Crisval Tour - A sua agência em Bonito
crisval@crisval.com.br - (67) 3255 - 5502